Pesquisar este blog

O QUE FAZER QUANDO AS GALINHAS PARAM DE BOTAR??

O incoveniente de se ter galinhas chocas é que elas param de botar. O criador deve identificar logo a ave que esta choca.

Normalmente, as galinhas chocas tendem a ficar no ninho por um tempo maior que o normal. Elas resistem em abandonar o ninho, reagindo com bicadas e eriçando as penas da cabeça e do pescoço, quando tocadas, e adotam um cacarejar típico.

As galinhas chocas devem ser colocadas em outro ambiente, sem ninhos, ou dentro de uma gaiola apropriada. Um lâmpada acesa deve ser mantida sobre a ave, durante 24 horas. Devem ser fornecidas ração e água à vontade. O isolamento por um dia é suficiente, para que a ave volte a botar. Entretanto o temp de retorno à postura dependerá do período em que a ave esteve choca. Ou seja, mais dias serão necessários, caso tenha sido maior o tempo em que ela ficou choca.


Fonte: SEBRAE

Um comentário:

  1. dependendo do sistema de criação podemos adotar diferentes técnicas de manejo nessas situações, mas existe uma técnica infalivel que é posicionar os puleiros de forma inclinada numa inclinação de 30 a 50 gruas com o solo isso estimula qualquer ave a botar mais.... :) FICAaDIKA, mas se tratanto do caso de aves "chocas" elas devem ser submetidas a algum tipo de situação estressante onde o instinto do animal irá acabar desestimulando o processo de "choco", pois o estresse funcionará como um sinal que irá desistimular a ave a chocar seus ovos já que o ambiente não estará propício a reprodução fazendo com que a ave desvie suas energias não mais para reprodução mas sim para a sobrevivencia apenas, dessa forma cortando o choco dessa ave.

    ResponderExcluir