Pesquisar este blog

Assentamento Don Fernando


 O Assentamento Dom Fernando Gomes dos Santos, localizado no município de Itaberaí – GO, com uma área de 1.383,6705 Hectares, e com 58 famílias assentadas. O assentamento foi fundado em 2005, iniciando com a invasão da área por trabalhadores organizados pelo Movimento Sem-Terra (MST), e após dois anos de ocupação a área foi comprada pelo INCRA. O órgão dividiu a área entre 58 famílias, ficando 51 delas com lotes individuais com aproximadamente 15 ha, e sete destas famílias com parte da sua propriedade em uma área coletiva de 33 há, que continha um goiabal já implantado e comprado pelo INCRA.
 Assim como todas as áreas destinadas a reforma agrária foi realizada pelo INCRA, a formulação de um PDA (Plano de Desenvolvimento do Assentamento), o qual direciona as atividades do assentamento, principalmente para o desenvolvimento de culturas dentro da fruticultura.
 No mês de junho do ano, de 2011, das 58 famílias do assentamento 35 delas receberam o auxilio para a construção da casa, e terão o prazo de quatro meses para a conclusão das obras. Eles, em sua maioria, não têm acesso à energia elétrica, apesar de estarem incluídos no programa do governo “Luz para todos”. Pois a condição para o fornecimento de energia é de que 75% das casas, do assentamento, estejam construídas. Os assentados esperam que com o auxílio para a construção das casas, liberado pelo governo, ainda este ano eles consigam cumprir a exigência, e garantir nenhum empecilho para a obtenção de energia elétrica.