Pesquisar este blog


OPORTUNIDADE 

GRUPO DE ENSINO, PESQUISA E ASSISTÊNCIA À AGRICULTURA FAMILIAR faz saber que  está aberto o Edital para Seleção de novos membros para o preenchimento das vagas para o segundo semestre de 2013. As informações a cerca do processo seletivo se encontra no edital abaixo.

Obs: A ficha de inscrição deve ser preenchida e entregue somente na   Secretaria da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, não serão aceitos fichas enviadas por email. Faça o download aqui!


Para mais informações entre em contato: gepaaf.ufg@gmail.com 
Ou tire sua dúvida aqui!

Participe! 



UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS-UFG

GRUPO DE ENSINO, PESQUISA E ASSISTÊNCIA À AGRICULTURA FAMILIAR
GEPAAF

Edital nº 5 / 2013

INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DE NOVOS MEMBROS DO GRUPO DE ENSINO, PESQUISA E ASSISTÊNCIA À AGRICULTURA FAMILIAR.


1.         DO HISTÓRICO DO GEPAAF

A partir da iniciativa dos alunos da EA, em 2009 foi idealizado o “Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência à Agricultura Familiar” (GEPAAF), com a elaboração de estatuto e planos de trabalho semestrais. Todos os membros que compõem o grupo tinham algum contato com o segmento da agricultura familiar, seja por meio de visitas em assentamentos rurais ou áreas de agricultura familiar tradicional. Essa experiência fez surgir o ávido interesse na formação do grupo que começou a trabalhar em campo com agricultores do município de Silvânia-GO. Dificuldades com a falta de recursos financeiros e de infraestrutura operacional fez com que as atividades fossem interrompidas.
No início de 2010, o grupo retomou suas atividades com o intuito de se consolidar e, no longo prazo, incubar uma organização de técnicos capaz de se posicionar como uma alternativa para a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no Estado de Goiás. O GEPAAF almeja colaborar com uma ação institucional capaz de consolidar estratégias de desenvolvimento rural sustentável, instigando a geração de renda.

2.  DO TRABALHO DO GEPAAF

O GEPAAF busca fornecer assessoramento técnico para agricultores familiares, atuar na afirmação desse segmento, realizar experiências de gestão, liderança e organização enquanto grupo e na construção de projetos. O grupo atua no estado de Goiás, nas cidades de Itaberaí, Caturaí e Inhumas, em frentes de trabalho distintas,
A principal frente está na cidade de Itaberaí, onde busca auxiliar a cooperativa local e os agricultores familiares da região. Nesta região estão em atuação 3 frentes de trabalho, que apresentam realidades distintas: assentamento recente, assentamento já consolidado e agricultura tradicional. Os trabalhos desenvolvidos são diversificados: horticultura, fruticultura, agricultura, produção animal (leite e carne) e alimentos processados. A parte de comercialização, voltada para os produtores assessorados, também é uma área de atuação do GEPAAF como programas PAA e PNAE, além de feiras e outras modalidades. Atua no planejamento da lavoura e nas práticas agrícolas como manejo da irrigação e recomendação de adubação; e, na renovação ou formação de pastos e manejo do rebanho. Além disso, tem sido enfoque à área de processamento e de boas práticas de produção.
 No município de Caturaí, o GEPAAF atende atualmente três propriedades, onde o leite é a principal atividade. Nestas propriedades o grupo é responsável por auxiliar os agricultores quanto ao manejo da produção de leite, que vai desde o bom manejo da pastagem até as boas práticas de ordenha. Com um ano de trabalho muito se aprendeu sobre o manejo quotidiano da atividade, bem como foi possível auxiliar os produtores na adubação de manutenção e piquetiamento da pastagem, no manejo reprodutivo do rebanho e no manejo da suplementação com concentrado.
Em Inhumas, o grupo atende duas propriedades: numa delas, que tem o leite como principal produto, as atividades desenvolvidas são semelhantes às de Caturaí. Na segunda, o grupo auxilia no cultivo de citros, quiabo e na implementação de um pomar de dois hectares de maracujá azedo. Nesta propriedade trabalha-se no controle de viroses do pomar de citros e no controle de oídio no quiabo e no manejo do solo e na área do maracujá com calagem, adubação e o sistema para condução da cultura "espaldeira para maracujá". A frente tem perspectivas de expandir quanto ao número de produtores atendidos. Atualmente, tem-se seis membros trabalhando nas frentes, sendo três em Inhumas e três em Caturaí.

2.1. Áreas de atuação:

O GEPAAF trabalha atualmente com todo segmento agropecuário: abrangendo a agricultura, pecuária, floresta e agroindústria. Atua no trabalho com a agricultura familiar, busca auxiliar no desenvolvimento do setor agrícola e no desenvolvimento de cooperativa de agricultores familiares para formar mercados como o PAA (Programa de Aquisição de alimentos), o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), feiras e outros mercados. O Grupo auxilia na formação de profissionais e influencia na experiência de estudantes não somente na sua área de atuação, mas como um profissional completo e como ser humano. Oferece a todos os membros oportunidades para aplicação dos conhecimentos teóricos e de desenvolvimento humano.


3.  DAS VAGAS

Neste processo seletivo, o quantitativo de vagas abertas para a entrada de novos membros será de acordo com a demanda apresentada. Os membros ingressantes irão acompanhar inicialmente os membros antigos em suas atividades para, posteriormente, terem condições de assumi-las individualmente.

3.1. Explicações gerais sobre as vagas

As vagas disponíveis no grupo são para diferentes áreas e ficará a critério do concorrente indicar ou não a área que tenha interesse em atuar. Vale ressaltar que, dentro de uma mesma propriedade é normal apresentar várias atividades. No entanto, é importante frisar que não é requisito ter experiências nas áreas de atuação. E que nenhuma das vagas abertas inicialmente terá acesso á bolsa ou a qualquer tipo de auxilio.
Logo no inicio do estágio o aluno ingressante terá um prazo de 15 dias para a elaboração de um plano de trabalho dentro do grupo, o qual será auxiliado pelos membros antigos. Com o apoio do Núcleo de Recursos Humanos e das coordenações de campo o ingressante escolherá uma área de atuação, tanto em trabalhos práticos como nas atividades do grupo. O novo membro poderá entrar em um ou mais núcleos de gerência: facilitação, administração, recursos humanos e eventos, grupo de estudos, caso julgue necessário. Todos os novos ingressantes do GEPAAF passarão por um período probatório, o qual será avaliado em todas as suas atividades dentro do grupo, tendo maiores explicações no item oito (8).


4.  DAS INSCRIÇÕES

As inscrições serão feitas por meio de uma ficha de inscrição, disponível na Secretaria da Escola de Agronomia (1ª. sala do prédio central, em frente à rotatória da Escola); na sala do GEPAAF (Prédio de Desenvolvimento Rural) ou no blog do Grupo http://grupoagriculturafamiliar.blogspot.com.br/. A ficha deve ser preenchida e depositada no escaninho do grupo, que se encontra na secretaria da Escola de Agronomia. O prazo para as inscrições é de 30/04/2013 à 16/05/2013, das 08:00 às 17:00 h e no dia 17/05/2013, das 08:00 às 12 h.


5.  DA SELEÇÃO

5.1. Primeira Etapa: Preenchimento do questionário

O candidato preencherá o questionário e irá depositá-lo no escaninho do grupo, na secretaria da EA, entre os dias 30 de abril e 17 de maio de 2013 até às 12 horas. O questionário deve ser respondido com respostas pessoais e será a base para a avaliação da 1ª. etapa.

5.1.1 Critérios de avaliação para a Primeira Etapa do processo seletivo

Na primeira etapa do processo seletivo será avaliado o questionário respondido pelo aluno, sendo levado em conta critérios como: afinidade e ligação com a agricultura familiar, determinação, grau de interesse, habilidade de comunicação escrita e perfil do candidato, de acordo com as necessidades do grupo. Sendo os questionários avaliados pelos membros já efetivos do GEPAAF.

5.2. Segunda Etapa: Entrevista

 Os candidatos selecionados para a segunda etapa serão convocados por e-mail para uma entrevista a ser realizada em data posterior, bem como será divulgada junto com o resultado da seleção. A entrevista será individual. E o corpo de entrevistadores será de alunos membros do GEPAAF. O prazo para a divulgação da lista de convocação será ate o dia 21 de maio de 2013 a partir das 12 horas. O resultado será divulgado no blog do grupo, no mural da Escola de Agronomia e no mural do DPA.


5.2.1 Critérios de avaliação para a Segunda Etapa do processo seletivo

Na segunda etapa do processo seletivo serão avaliados todos os candidatos aprovados na 1ª. etapa e os principais pontos de interesse nesta avaliação dos são: pró-atividade, facilidade de comunicação, interesse e responsabilidade.


6.  DO RESULTADO FINAL

O resultado final será divulgado dia 30 de maio de 2013 às 12 horas, segunda-feira, no mural do prédio central, na porta da sala do GEPAAF, no mural do DPA e no  Blog do Grupo.



7. DO INICIO DO ESTÁGIO

                       
Os aprovados deverão comparecer no dia 31 de maio de 2013 para uma reunião, com local a definir.  Nesta primeira reunião todos receberão o cronograma das atividades do GEPAAF.

8. PERÍODO PROBATORIO

 O período probatório é o período de avaliação dos candidatos aprovados na 2ª. etapa do processo seletivo e tem duração de seis meses. Durante esta etapa os ingressantes serão orientados e avaliados. Será avaliado o perfil do membro dentro do grupo, a pró-atividade, a participação e a responsabilidade do mesmo. Candidatos que forem aprovados nas duas primeiras fases do processo seletivo, mas que não se adequarem ao perfil do grupo serão convidados a se retirar, sendo a eles oferecido o certificado de participação no grupo, durante o período probatório.

9. AVALIAÇÃO PERÍODO PROBATORIO

A avaliação será feita pelo coordenador do núcleo no qual o novo membro optou atuar; pelo coordenador da frente de trabalho com o qual o membro atuará no campo; e, pelo produtor que o membro esteja atendendo. O Núcleo de Recursos Humanos definirá a situação dos novos membros após reunião entre os coordenadores. O compromisso para com o grupo será avaliado nesta reunião, sendo necessário seguir o estatuto do grupo, que será entregue no início do período probatório.

10. CRONOGRAMA

Calendário
30.04.13 – 17.05.13
Período das inscrições.
21.05.13
Resultado da primeira etapa e convocação para a segunda etapa.
27.05.13 – 30.05.13
Entrevistas segunda etapa.
30.05.13
Resultado do processo seletivo.
31.05.13
Início do estágio


Nenhum comentário:

Postar um comentário