Pesquisar este blog


Mostra Tecnológica realizada na Agro Centro-Oeste Familiar contribuiu para fortalecer o diálogo entre universidade e comunidade 
Por Jaqueline Telis
Fotos: Tiago Gebrim

O trabalho no campo necessita de maquinários para melhorar a produtividade e facilitar a produção de alimentos. Muitas vezes os agricultores não têm condições de pagar por tecnologias que auxiliem nos trabalhos no campo, e dessa forma, é preciso ter criatividade para pensar soluções práticas para o dia-a-dia.
Sabendo disso, o Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência Técnica à Agricultura Familiar (GEPAAF) da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG (EA) realizou na manhã de sábado, 16/06, a Mostra Tecnológica em uma tenda próxima ao Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, localizado no Câmpus Samambaia. Oito projetos foram apresentados por estudantes da UFG e do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), vindos de Goiânia e interior de Goiás.

Pessoas que assistiram às apresentações das tecnologias puderam fazer perguntas e sugerir melhorias aos estudantes


Rodeados de olhares curiosos, os estudantes expuseram suas tecnologias explicando e demonstrando seu funcionamento, como haviam sido desenvolvidas, o custo de produção e implantação. Os agricultores, estudantes e professores presentes puderam tirar dúvidas e fazer sugestões que poderiam melhorar a eficiência das tecnologias.
Os trabalhos foram avaliados por quatro agricultores de diferentes cooperativas e um professor. Eles escolheram as melhores tecnologias de acordo com os seguintes critérios: criatividade, custo benefício, facilidade de uso e utilidade na agricultura familiar.
Os projetos envolveram conhecimentos de estudantes oriundos de diversos cursos, tais como Agronomia, Ciências da Computação, Engenharia Florestal, Ambiental e Elétrica. Entre os oito projetos apresentados estiveram um mini-poço artesanal, uma proposta de produção de hortaliças em ambiente protegido e um sistema para gerenciar banco de sementes crioulas.

Os estudantes Ranieri Ramadham apresentou o "Mini-poço Artesanal" e Ricardo Ferreira apresentou o "Elevador de Água"

Outro projeto, intitulado “Elevador de Água” ficou em terceiro lugar entre os vencedores da mostra. Ele foi apresentado pelo estudante de Agronomia, Ricardo Ferreira, mas foi desenvolvido em conjunto com outros estudantes e um servidor técnico-administrativo da UFG. De acordo com Ricardo Ferreira, o Elevador de Água pode substituir a bomba d’água em cisternas ou poços artesianos, sendo de muita utilidade em residências que carecem de energia elétrica. Além disso, pode ser feito a partir de peças de baixo custo encontradas em lojas de materiais para construção.

O segundo lugar ficou com o trabalho “Inversor de Voltagem” do estudante Bruno Cezar Alves. O inversor transforma a energia de baterias de veículos, rodas d’água entre outras fontes de energia contínua de 12 volts em energia alternada de 220 volts. Dessa forma, a energia pode ser utilizada para ligar aparelhos de televisão ou lâmpadas, por exemplo. De acordo com o estudante, o aparelho tem sua utilidade, sobretudo, em locais onde não há eletricidade.

O Inversor de Voltagem apresentado por Bruno Cezar Alves ficou em segundo lugar na Mostra Tecnológica

O primeiro lugar na Mostra Tecnológica foi do projeto apresentado pela estudante Juliana Marques Ferrari: “Biodigestor”. O projeto, de autoria de Juliana em conjunto com outros estudantes, produz biogás a partir da fermentação de dejetos de animais e de lixo orgânico. Além do gás, o processo tem como resultado da fermentação um líquido que serve como biofertilizante, podendo ser usado como adubo em plantações, sem que haja dessa forma, necessidade de utilização de agrotóxicos.

Juliana Marques Ferrari conquistou o primeiro lugar na Mostra Tecnológica com o Biodigestor

O agricultor Fábio Antônio da Cooperativa de Agricultura Familiar de Itapuranga (Cooperafi) se interessou pelo trabalho “Biodigestor”, pois, segundo ele, contribuiria para baixar custos na pequena propriedade tendo em vista que produz gás e fertilizante. O agricultor Antônio Machado da Cooperativa de Pescadores de Uruaçu (Cooperpesca), outro avaliador da Mostra Tecnológica, também escolheu o biodigestor como sendo a tecnologia mais interessante, mas não deixou de apontar a qualidade de outros projetos. “Também gostei do ‘Mini-poço Artesanal’, que é uma invenção muito boa e viável em algumas regiões. No entanto, em terras onde o solo tem muitas pedras é um pouco complicado de ser aplicado. Todas as invenções são importantes, algumas, porém, não são novidades. De modo geral, essas tecnologias certamente melhoram muito a vida do pequeno produtor”, comentou.

 Avaliadores atentos às explicações dos estudantes

Os projetos escolhidos pelos avaliadores nos primeiros lugares receberam câmera fotográfica, uma cesta de bombons e um vale presente de uma loja de livros. Além disso, todos receberam certificados de participação na Mostra.

FONTE: Ascom UFG


O GEPAAF parabeniza a todos os ganhadores da I Mostra tecnológica Familiar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário