Pesquisar este blog


Atuação do GEPAAF no diagnóstico das Propriedades de Agricultores Familiares Tradicionais da Região de Caturaí -GO e Inhumas-GO.



A nova frente de atuação da assistência técnica do GEPAAF, está sendo trabalhada em duas cidades próximas à Goiânia, sendo elas Inhumas e Caturaí. A economia das duas cidades gira em torno da agricultura, sendo elas, grandes produtora de leite, milho, feijão e cana de açúcar, sendo que a agricultura familiar se sobressai na produção principalmente do milho, feijão e leite.
As atividades do GEPAAF quanto a esta frente de trabalho, estão sendo idealizadas desde o final do ano de 2011, onde o grupo, conversando, resolveu estender os trabalhos e experiências a outras realidades além das já conhecidas e trabalhadas em assentamentos rurais da reforma agrária, e assim conseguir interpretar as necessidades de cada agricultor familiar desde o modo de produção até a comercialização, aprimorando cada vez mais nossa assistência.
A primeira visita se deu no dia trinta de abril de 2012, o intuito desta visita foi fazer o diagnóstico da propriedade junto ao agricultor e família. Das quatro famílas assessoradas, sendo duas em caturaí e duas em inhumas, conseguimos fazer o diagnóstico em duas, uma em cada cidade, nas outras duas não conseguimos devido às atividades externas dos agricultores, na ocasião.
O sítio Inajá, propriedade do Sr. Moisés Correia, no município de Caturaí, foi a primeira visitada. A principal atividade da propriedade é o leite. O produtor já recebe assistência técnica de veterinário e zootecnista para esta atividade. Além do gado de leite, Sr.Moisés, tem planos de construir uma mini - granja de galinha caipira e fazer o reflorestamento de mata ciliar de um pequeno riacho que passa em sua propriedade. Na agricultura, o produtor cultiva milho e sorgo para ensilagem.
As propostas do GEPAAF para esta propriedade foi: Fazer um projeto de recuperação da mata ciliar do riacho com espécies arbóreas frutíferas, de preferência nativas do cerrado, elaborar um sistema de bebedores para os piquetes da propriedade, já que por hora, o gado vai até a aguada beber água e desta forma, assorea o pequeno córrego. E elaborar e acompanhar o projeto de granja de galinha caipira.
O segundo sítio visitado foi o sítio Capoeirão, do Sr. Antônio Ribeiro. O agricultor cultiva laranja, mexerica, feijão, mandioca e parte da propriedade é arrendada para seu vizinho, produtor de quiabo. Na produção animal ele faz a recria de animais e os vende na idade de abate.
 As propostas do grupo para este produtor foi: Realizar a análise química de solo da área de mexerica, que apresenta sintomas de deficiência de boro, verificada o engrunhamento de folhas jovens, e também analise da área de pastagem para verificação de possíveis deficiências químicas, e análise física para verificação de possível compactação.
A leitura crítica da equipe do GEPAAF sobre o assessoramento das famílias da região foi a seguinte: tivemos boa aceitação dos agricultores quanto às nossas propostas, os agricultores em geral possuem um manejo de produção já estabelecido, sendo que as principais atividades das propriedades são realizadas a muito tempo, o que nos dá uma grande responsabilidade, melhorar o sistema produtivo, sendo ele já consagrado e com poucas imperfeições.
 Sem dúvidas, esta frente de trabalho do GEPAAF nos trará uma gama de experiências e novos conhecimentos advindos da união da grande experiência dos agricultores assessorados e dos novos conhecimentos, metodologias e tecnologias da academia.
No dia doze de maio de 2012 foi a nossa segunda visita à região. Começamos por visitar a Granja Fleury, no município de Goianira, a equipe ficou impressionada com a simplicidade e funcionalidade do sistema. Esta granja nos servirá de modelo para assessorar os nossos produtores avicultores.
 Em seguida voltamos a caturaí e repassamos as informações obtidas na granja, o agricultor ficou muito entusiasmado com a pequena infra-estrutura que se precisa e a produção conseguida com ela, repassamos as opções de frutíferas que dá pra ele plantar na área de mata ciliar, informamos a data da próxima visita e rumamos para inhumas.
A segunda visita do dia foi à propriedade do Sr. Eurípedes Ribeiro em caturaí, a propriedade é bem diversificada, a principal atividade é o leite, além disso o agricultor mantém uma criação de suínos e de frango caipira solto, lavoura de milho doce e cajueiros. O agricultor quer nossa assessoria na construção de um galinheiro, no manejo de suínos, já que o próprio produtor julga a atividade não rentável por conta do gasto com a alimentação não controlada, no manejo do gado, o produtor precisa ter um controle de quantidade de leite tirada por ele diariamente. Os pés de caju apresentam uma doença fungica, e a equipe pegou amostras da folha doente para análise em laboratório.
A propriedade visitada em Inhumas neste sábado foi a do Sr. Sebastião Beca, as principais atividades desenvolvidas por ele é o cultivo de quiabo e o cultivo de milho doce. Além disso, ele tem um montante de gado leiteiro, somados 28 cabeças, o leite é tirado manualmente, e apenas quando dá tempo, em alguns momentos de muito trabalho, como plantio e colheita, falta mão de obra e ele prioriza as agriculturas e deixa de lado o leite. Na propriedade também se tem um pequeno pomar de laranja e mexerica, ele cria suínos para a subsistência e possui um tanque para criação de peixes, que também serve para a subsistência e comercialização do excedente.
Estava em pauta visitar o Sr. Antônio Ribeiro para a contagem do gado, porém na ocasião ele estava muito ocupado colhendo mexerica e achou melhor voltarmos depois.
A crítica da equipe sobre esta visita é que foi bem proveitosa, já que deu para sentirmos as oportunidades de melhorias para produção em cada propriedade. Esperamos realizar um trabalho satisfatório com as particularidades de cada agricultor. Como já dizemos entre nós, vontade de trabalhar é o que não falta!!!!
A equipe é formada por um médico veterinário formado: Danilo Marques Leal, dois estudantes de medicina veterinária: Alexandre Alberto das Dores e Rafael Francisco F. Corrêa, e uma estudante de agronomia: Gessyane Guimarães Ribeiro. Periodicamente temos a colaboração do Leonardo Arão Pimenta de Brito, estudante de Engenharia Florestal.

Att, Gessyabe Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário