Pesquisar este blog

Relatos de uma Uma estudante de Eng. de alimentos sobre a 1° visita ao assentamento Varjão.

A viagem proporcionou basicamente conhecer a verdadeira realidade dos assentados, à ida para Varjão e a visita ao Assentamento Palmares, mostrou claramente como eles vivem, sabia das dificuldades, porém não era do meu conhecimento até onde elas iam. O acesso a água e a energia elétrica são exemplos, e estas ainda estão restritas à maioria das famílias, porém as limitações não são impedimentos para que parem a produção.
Alguns agricultores demonstraram interesse em horticultura, mas também enfocaram bastante o interesse em criação de frango, que segundo os seus relatos é mais viável e lucrativo, devido às dificuldades existentes, porém afirmaram ser flexíveis na diversificação de produção, porque será um ganho a mais no sustento das famílias e uma forma de aumentarem a perspectiva a respeito de expandirem a produção e atingirem mercados maiores.
A contribuição de membros do GEPAAF nestes assentamentos, se não atingiram os objetivos idealizados, estão no caminho correto, pois os resultados vistos em comparação com os relatos de agricultores foram eficientes e promissores.
As experiências, os receios, as dificuldades, as conquistas, o otimismo, a garra e a perseverança dos agricultores foram essenciais para eu continuar acreditando que a iniciativa do grupo nesta região é de grande importância, pois poderemos diminuir ou até mesmo sanar as dificuldades dos assentados. Desta forma, estaremos adquirindo conhecimento, trocando experiências e dando retorno às famílias que realmente necessitam desta assistência.
Acredito que, dificuldades sempre teremos, mas a perseverança de membros do GEPAAF e dos assentados serão essenciais para vermos que esta luta tem fundamento.


Att. Katiane Costa
Estudante de Eng. de Alimentos - UFG

Nenhum comentário:

Postar um comentário