Pesquisar este blog

Tangerina BRS Rainha: boa para o produtor e o consumidor


Com características que contemplam aspectos importantes na propriedade e na mesa do consumidor, novo material é boa opção para diversificação de culturas na propriedade com incremento de renda.

Alta produtividade, ciclo de produção tardio e facilidade para o descascamento. A BRS Rainha, nova variedade de tangerina da Embrapa Clima Temperado, contempla aspectos que atendem ao mesmo tempo exigências do consumidor e do produtor rural. Lançado na semana passada, o novo material também tem uma missão importante: ajudar na diversificação de opções de culturas comerciais na propriedade rural.
De acordo com o pesquisador Roberto Pedroso, do departamento de Fruticultura da unidade da Embrapa de Pelotas, RS, mesmo tendo um pequeno pomar e produzindo pouco, o agricultor pode fazer uma boa renda. “O agricultor investe cerca de R$ 0,70 para produzir e pode comercializá-la por R$ 1,50”, contabiliza.
O rendimento anual chega a 23 toneladas por hectare. Associado a essa produtividade, o ciclo tardio permite colheita no mês de novembro, fora do pico da safra e, portanto, com preços melhores. Quando colhidos, os frutos ainda podem ser conservados por mais de um mês em condições controladas de refrigeração.
Já sob o ponto de vista do consumidor, que naturalmente procura praticidade para o seu dia a dia, a facilidade de remoção da casca e o sabor acentuado do fruto são características muito atraentes, o que valoriza o produto.
As tangerineiras começam a produzir a partir do terceiro ano após o plantio e atingem seu todo o potencial produtivo aos seis anos de idade. Pedroso informa ainda que como a cultivar está sendo desenvolvida neste momento, as suas frutas poderão ser degustadas daqui uns três anos. Mas, os agricultores interessados em obter suas mudas podem ser obtidos com os viveiristas licenciados pelas unidades de pesquisa da Embrapa Clima Temperado e Produtos e Mercado.

FONTE: Dia de campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário