Pesquisar este blog


Dia de Campo na TV exibe experiências bem-sucedidas de sistemas agroflorestais.


O sistema agroflorestal, também chamado de agrofloresta ou SAF, é interessante para a agricultura familiar porque traz vantagens econômicas, sociais e ambientais. Para estudar melhor o SAF, a Embrapa Mandioca e Fruticultura está conduzindo, desde 2010, o projeto “Transferência de Tecnologia em Sistemas Agroflorestais para Agricultura Familiar nos Territórios Recôncavo Baiano e Bacia do Paramirim, no Estado da Bahia”. 


Segundo o pesquisador Antonio Souza do Nascimento, o sistema agroflorestal é planejado para permitir colheitas desde o primeiro ano de implantação. “Desta forma, o produtor obtém rendimentos provenientes de culturas anuais, hortaliças e frutíferas de ciclo curto enquanto aguarda a maturação das espécies florestais e das frutíferas de ciclo mais longo”, explica.



O SAF possui uma importante função social – a de fixação do homem ao campo devido principalmente ao aumento da demanda de mão-de-obra e sem sazonalidade, ou seja, a sua distribuição é mais uniforme durante o ano, e ao aumento da melhoria das condições de vida, promovida pela diversidade de produção (produtos agrícolas, florestais e animais). “Outra vantagem é a utilização sustentável dos recursos naturais que, aliada a uma menor dependência de insumos externos, resulta em maior segurança alimentar e economia, tanto para os agricultores como para os consumidores”, afirma Ildos Parizotto, analista da Embrapa que também participa do projeto. 



O Dia de Campo na TV sobre Experiências bem-sucedidas de sistemas agroflorestais foi produzido pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas-BA) e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 


FONTE: CenárioMT


Veja o vídeo Dia de campo TV- Manejo de Sistemas Agroflorestais com Especies Nativas e Culturas Anuais



2 comentários:

  1. Não conhecia o dia de campo na tv. Muito legal!

    ResponderExcluir
  2. O SAF é uma tecnologia inovadora que promete bons resultados!

    ResponderExcluir