Pesquisar este blog


Agricultura familiar já produz 70% dos alimentos consumidos no mercado interno do país.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, disse nesta terça-feira (5), no programa de rádio Bom Dia, Ministro, que a agricultura familiar é a grande responsável pela segurança alimentar da população brasileira, produzindo 70% dos alimentos consumidos no mercado interno do Brasil. Em razão disso, as alterações introduzidas no Código Florestal diferenciaram as exigências de preservação ambiental para esses pequenos proprietários, para garantir, além da preservação do meio ambiente, a inclusão social e a segurança alimentar dos brasileiros.
A diretriz que a gente estabeleceu foi, em primeiro lugar, preservar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações e, em segundo lugar, garantir a produção de alimentos saudáveis, para a segurança alimentar da população brasileira. Buscamos, ainda, garantir uma inclusão social importante no Brasil, disse o ministro.
De acordo com o ministro, todos os produtores terão que contribuir para a preservação ambiental e recompor vegetações nativas que tenham sido suprimidas. Só que o pequeno produtor, que é o que mais produz alimentos para o mercado interno, terá que recompor menos. Quem tem mais terra, recompõe mais. Quem tem menos terra, recompõe menos, explicou Vargas.
O ministro falou ainda da ferramenta virtual Rede Brasil Rural, criada com o objetivo de ofertar produtos da agricultura familiar, ajudando a impulsionar suas vendas. A Rede foi anunciada em dezembro do ano passado pela presidenta Dilma Rousseff e entrou em operação em março.
Atualmente, segundo o ministro, estão cadastradas 481 associações e cooperativas de agricultores familiares, que representam quase 200 mil agricultores. Quando se compra este produto diretamente em seu território, se gera renda para seu próprio município, acrescentou.
Fonte: Portal do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário