Pesquisar este blog

PRIMEIRA VISITA


Inicialmente o contato com o produtor Sebastião foi bem afetuoso e como foi minha primeira visita aos produtores dia 19/05/2012. Eu estava lá para conhecê-los e conhecer e analisar o quão interessados estavam na minha futura área de atuação que é a de Engenharia Florestal e no que poderia ajudar na área de fruticultura.
Logo de começo eles já se interessaram e já argumentaram sobre o Projeto Renascer que foi implantado em Itapuranga, Goiás. Esse projeto é vinculado ao Projeto Petrobras Ambiental que financia junto a cooperativas ou pessoa jurídica um patrocínio de até R$ 3,6 milhões e prazo de execução mínimo de 18 meses e máximo de 24 meses. Este tem três linhas de atuação:
-Gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos
-Recuperação ou conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce.
-Fixação de carbono e emissões evitadas.
O produtor se interessou em realizar o projeto para reflorestar uma área de APP, perto de uma nascente e perto de curso hídrico.
Para tanto foram obtidos dados, via GPS, de pontos chave para a implantação da APP, foi visitado as áreas, e como a metodologia do grupo é participativa, todas as atividades tiveram o acompanhamento do produtor. E para o levantamento das espécies a serem implantadas, ouviu-se o produtor, de forma a garantir que com a participação dele na concepção do projeto, este seja viável e aplicável por ele. Foram coletados 5 pontos de GPS para dimensionar as 2 áreas que serão reflorestadas, e para estimar o tamanho de um fio para conduzir eletricidade pra um futuro projeto de irrigação.
 Após a primeira visita no Sr. Sebastião nos deslocamos até a produtora Simone. Onde foram retiradas coletas para análise de solo, das áreas aonde ela irá futuramente implantar Horticultura e pomares. Há uma ajuda com o custo onde 20% o produtor paga e 80% a Universidade Federal de Goiás. Dona Simone fez questão de acompanhar as coletas para análise de solo, sempre com curiosidade e se envolvendo no momento prático do grupo.
De primeiro momento eu me senti estimulada em poder ajudá-los no que necessário e no que estiver ao meu alcance. Eu esperava um encontro de primeiro momento bem curioso de parte deles, por ser uma novidade de conhecimento houve uma relação de troca de conhecimento bem interessante entre produtores com o grupo. O envolvimento do produtor com os estagiários é de principal importância, pois nele se baseia a construção de uma relação promissora para um trabalho de sucesso. Não me decepcionei quanto à curiosidade deles em melhorar as condições da propriedade e regulamentar o que ainda falta. Foi notada também a vontade de crescimento e a força de vontade do Seu Sebastião e D. Simone que particularmente acho fundamental e ponto de partida pra se começar a implantação de um projeto de sucesso.

Att,

Ana Carolina F. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário