Pesquisar este blog


 “Guerreiras do Canudos” trazem riquezas do baru para Agro Centro-Oeste Familiar
Leoneide Pereira batista (foto) é uma das “Guerreiras” do assentamento, que prepara para a exposição barras de cereais, pão, paçoca, bombom, além da amêndoa in natura
Por: Jucimeire Costa
Fotos: Cristiane Santiago

Baru, aveia, gergelim, farinha de jatobá, linhaça e mel. Esses são os ingredientes usados pelas “Guerreiras do Canudos” para produzir as barras de cereais que serão expostas na Agro Centro-Oeste Familiar, de 13 a 16 de junho, no Campus II da UFG. O grupo é formado por mulheres do Assentamento Canudos, criado pelo Incra na divisa dos municípios de Palmeiras de Goiás, Campestre e Guapó.
Uma das representantes do Assentamento na Feira será Leoneide Pereira Batista (44). Ela conta que já aumentou a produção para conseguir trazer ao evento pelo menos 400 barras de cereais, além do pão, da paçoca, do bombom de baru e da castanha do fruto in natura. “Estou ansiosa para que comece logo a Agro Centro-Oeste porque é nas feiras que fazemos contatos para melhorar nossas vendas”, diz a agricultora. Além de seduzir pelo paladar, a assentada também pretende impressionar pelo artesanato. “Estou virando a noite fabricando bonecas que quero mostrar na Feira”, conta.
Diversificação produtiva
Leoneide não para nem no momento em que dá entrevista sobre sua vida no campo. Fala dos projetos com baru e do plantio de mudas do fruto, cita os modelos de artesanato que ainda quer produzir no assentamento e agradece o pedaço de terra, conquistado há oito anos por meio da reforma agrária. “Tudo que preciso tenho no meu quintal. Coleto baru, colho frutas do Cerrado para fazer polpa, cultivo horta com alface, couve, rúcula, beterraba e cenoura para o consumo e também entrego para a merenda escolar das escolas públicas”, relata. Além de todo esse trabalho, Leoneide ainda encontra tempo para cuidar dos frangos e das galinhas poedeiras criadas no quintal.
Fonte: Ascom/Incra

Visite o site: http://www.agro.ufg.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário