Pesquisar este blog


Capacitação em Itapuranga

Capacitar, uma palavra que pode obter vários sinônimos (habilitar, torna-se capaz, persuadir-se e etc), ou seja, uma forma de obter novos conhecimentos. Sendo assim, no dia 23 de fevereiro de 2012 tivemos (GEPAAF) a oportunidade de conhecer a estrutura e funcionamento de uma cooperativa de agricultores familiares de Itapuranga (Cooperafi) e visitar algumas propriedades de cooperados. Nesse dia, além do GEPAAF estava no que chamamos de capacitação, representante do assentamento Canudos e a equipe do CECANE.
Juntamente com o presidente da Cooperafi, Mauro, equipe CECANE e representantes do assentamento canudos, seguimos em direção as duas propriedades que iríamos visitar naquele dia.
Na propriedade do cooperado Ailton e família, obtivemos informações sobre a atuação da cooperativa intermediando a comercialização dos produtos via programas (PNAE e PAA) ou processando esses produtos na agroindústria administrada pela própria COOPERAFI. Também ficamos informados dos projetos que estão em andamento e o seu histórico evolutivo no apoio aos agricultores.
A seguir será destacado o projeto Petrobrás e sua história;
 Projeto Petrobrás: Aprovado em 2007 que ampliava 20 produtores, em 2010 o projeto foi renovado passando de 20 para 55 produtores e será custeado pelo Petrobrás até janeiro de 2013. Lembrando que esse projeto foi aprovado pela equipe da cooperafi, visando um melhor desenvolvimento dos agricultores.
Continuando a visita na propriedade de senhor Ailton, que possui uma área de aproximadamente 15 hectares com uma produção diversificada, desde culturas perenes e anuais. Ex: Plantação de Maracujá (aproximado 320 pés e irrigação por gotejamento), Banana (700 pés e irrigação por micro-aspersão). Tendo  como mercado principal o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e também a própria cooperativa.
Outra atividade desenvolvida na propriedade, tornando-a totalmente diversificada é  a criação de vacas leiteiras. A qual teve início em 2004. Em 2006 - 2009 com o apoio da ATER no municípios vinculada com a COOPERAFI dividiu toda a sua propriedade em 42 piquetes, facilitando o manejo com o  gado.
Sua propriedade apresenta 2,5 hectares de pastagem divididos em 42 piquetes que são remanejados diariamente.Hoje, sabe – se que são 20 vacas que são divididas no decorrer do dia da seguinte forma: utiliza dois piquete ao dia. Sendo uma de manhã e outro na parte da tarde. Ou seja, retornando novamente ao piquete depois de vinte dias. Sendo assim, ocorrendo o desenvolvimento do pasto para que possa realizar a próxima corta. Vale ressaltar que nessa mesma área o proprietário já criou 55 vacas leiteiras, mais por apresentar algumas dificuldades, ele optou por diminuir essa quantidade.
Além, das plantações de frutíferas e criação de gado ele também realiza a plantação de horta e produção de farinha para o consumo da família e vende seu excedente na feira ás quintas na cidade (Itapuranga).
Em outra propriedade próxima, conhecemos o produtor Bertolino, pai do Jonas integrante do grupo, que possui uma área aproximadamente de 6 hectares com a presença de uma represa coletiva, que foi Construída pelo poder público para fortalecer a Agricultura Familiar, são usadas de forma coletiva pelos  produtores que se localizam estrategicamente perto destas. Para a construção destas é preciso que os proprietários das terras destinem a área da represa ao município. Vale ressaltar que muito agricultores são contemplados com esse projeto.
As atividades realizadas nessa propriedade é bem diversificadas, desde plantação de Mamão formosa, Maracujá, Banana, Mandioca, guariroba , milho e pastagem. O senhor Bertolino trabalha de forma agroecológica (adubação verde) e culturas consorciadas, o chamado sistema SAFs (Sistema Agroecológica Florestais). Ele destaca a importância desse sistema “O importante na diversificação é que quando não temos leite, temos o mamão, milho e banana, não ficando dependente de uma só atividade na propriedade”. Neste sistema se encontram aproximadamente 90 culturas que são distribuídas de forma homogênea na área. De acordo com o proprietário Bertolino: “Temos a obrigação de fazer a nossa parte. Tenho certeza que daqui 2 anos esse cajá-manga estará produzindo, não só ela mais sim muitas outras culturas”.
É importante destacar que em sua propriedade se encontram duas parcelas de variedades de maracujá (ouro vermelho e Sol do cerrado) ambas da Embrapa. Elas estão plantadas de forma experimental. Visto que, esta apresenta autopolinização, ocorrendo à otimização de tempo, ausentando a realização da polinização manual.
Representante do assentamento Canudos gostou muito do dia de campo (para o gepaaf dia de capacitação). Para eles a troca de experiência é fundamental.
       Depois do delicioso almoço oferecido pela Família do nosso querido companheiro Jonas, fomos juntamente com o pessoal do CECANE-UFG e os representantes do assentamento canudos visitar a agroindústria de polpa de frutas da COOPERAFI. A coordenadora geral do projeto Fruticultura, Juliana Moreira, nos acompanhou durante a visita até a agroindústria de polpas PRAFICAR e expôs todas as conquistas e dificuldades enfrentadas pela agroindústria. As polpas PRAFICAR são resultados do Projeto Fruticultura Sustentável no Cerrado Goiano, patrocinado pelo Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras. Toda a matéria prima utilizada é proveniente dos cooperados da COOPERAFI. Todas as polpas fabricadas na agroindústria são registradas no MAPA e obedecem rigorosamente as Boas Práticas de Fabricação (BPF’s) o que traz além de uma polpa de fruta de altíssima qualidade, um sabor super semelhante à fruta fresca.  
      Para a conclusão do nosso dia de capacitação, visitamos a feira dos produtores cooperados, a qual acontece todas às quintas-feiras ,na cidade de Itapuranga ,a partir das 17:00 hs.

Att,

Ana Rezente de Matos,
Marina Rafael de Paiva,
Ricardo Ferreira Oliveira.


Recepção COOPERAFI

                      Pastejo rotacionado proporciona alimento farto para vacas leiteiras



                              Membros do GEPAAF junto ao produtor Ailton

                                                                Plantação de mamão

 
Visita à Fabrica de Polpas

Feira do produtor (Itapuranga)







Nenhum comentário:

Postar um comentário