Pesquisar este blog



3º CONFERENCIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE

Nos dias 01, 02 e 03 de Março de 2012 foi sediada em Goiânia a 3º Conferencia Estadual do Meio Ambiente que tinha como tema – Cerrado RIO+20: Economia Verde no Contexto do Desenvolvimento Sustentável e da Erradicação da Pobreza. Esse evento foi realizado no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia (Cadastramento e Abertura) e Hotel Serra de Goyaz (Discussões e Plenárias) objetivando ampliar a participação e discussão da sociedade civil e do poder público, visando formular a política estadual de meio ambiente e o fortalecimento do sistema nacional, estadual e municipal no meio ambiente.
A programação foi dividida em cinco subtema (subtema 1, 2, 3, 4 e 5). Onde cada participante escolheria o subtema que mais lhe interessava. Sabendo a importância do cerrado no cenário nacional e levando em conta sua diversidade de fauna e flora, tivemos (Ana Rezende de Matos e Ricardo Ferreira Oliveira) participação no subtema1 (Agroextrativismo e aproveitamento da biodiversidade nativa combinada com a produção agrícola e pecuária).
A nossa escolha por esse subtema foi devido á questão do extrativismo ser a base econômica de muitas famílias no país. Pois, consiste basicamente na extração e coleta de recursos naturais, sejam de origem animal, vegetal ou mineral. Sendo assim,  o Agroextrativismo se manifesta como uma alternativa para preservar o bioma Cerrado e as comunidades locais. No entanto, o modelo de produção agroextrativista ainda é pouco conhecido pela sociedade e pelo poder público, motivando a realização dessa conferência para discutir e incorporar ações que implementem o modelo  Agroextrativismo.
No decorrer da conferência foram varias discussões, cada qual ligada ao seu subtema, os outros subtemas (2, 3, 4 e 5) que estava em discussão foram;  Política Estadual de Resíduos Sólidos, PSA – Pagamento por Serviço Ambientais, Unidade de Conservação e ICMS Ecológico e Comitês de Bacias Hidrográficas respectivamente.
Vale ressaltar que esta conferência além de discutir e eleger propostas relativas ao meio ambiente , também objetivou a eleição de representantes municipais, os quais ficarão responsáveis de sustentar as medidas tomadas na conferência.
O GEPAAF (Ana e Ricardo) participou da elaboração de algumas propostas, como: Incentivar a pesquisa no âmbito nacional, estadual e municipal na área de melhoramento e domesticação de plantas nativas do cerrado. E também em adequar as já existentes.
Portanto, além do aprendizado obtido nessa conferência tivemos uma visão da real situação do segmento no estado de Goiás e a luta que teremos que enfrentar, para que as políticas públicas visem também às pessoas que pratique essa atividade.


Att, 


Ana Rezende de Matos,
Ricardo Ferreira Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário