Pesquisar este blog

O GEPAAF e Seu Papel

O Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência à Agricultura Familiar (GEPAAF) é uma iniciativa de alunos da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás interessados em trabalhar com assistência técnica para agricultores familiares. O grupo nasceu em 2009 e se fortaleceu em 2010 iniciando os trabalhos em assentamentos rurais com visitas mensais aos agricultores. O grupo surgiu de forma espontânea para suprir a demanda latente dos estudantes por maior aproximação com o segmento da agricultura familiar, maior conhecimento sobre tecnologias agroecológicas de produção e maior experiência prática de campo. Ao suprir essa demanda, o GEPAAF complementa a formação de alunos das faculdades de agronomia, engenharia florestal, engenharia de alimentos, veterinária e zootecnia.
Trabalho com agricultores familiares – A importância social e econômica da agricultura familiar (só em Goiás são 88 mil estabelecimentos familiares) e o conjunto de políticas públicas de valorização do segmento (assistência técnica, crédito e apoio à comercialização) fazem da agricultura familiar um dos principais mercados de trabalho para os profissionais das ciências agrárias. Para esses profissionais, é fundamental compreender as especificidades da forma de produção familiar e desenvolver abordagens funcionais de assessoramento ao segmento. O GEPAAF oferece essa possibilidade de formação complementar pela aproximação com os agricultores e suas organizações representativas.
Alternativa agroecológica – Com o lançamento em 2010 do Programa Nacional de Assistência Técnica (PNATER) que promove a agricultura de base ecológica, o governo brasileiro fortaleceu agroecologia como proposta tecnológica para a agricultura familiar. A agroecologia inclui alternativas naturais para a restauração da fertilidade do solo sem o uso de fertilizantes minerais e o controle de pragas e doenças sem o uso de agroquímicos. Muitas dessas alternativas podem ajudar os agricultores a trabalhar com insumos locais, reduzindo seus custos e aumentando a sanidade dos alimentos produzidos. O GEPAAF oferece a possibilidade de aprofundar o entendimento sobre as possibilidades e desafios enfrentados pelos agricultores para a adoção de tecnologias de produção agroecológicas.
Maior conhecimento prático de campo – Assessorar agricultores familiares significa entender o funcionamento da economia familiar, da sociedade camponesa e sua relação com os mercados e atores locais. O assessor técnico enfrenta ainda o desafio de trabalhar com sistemas de produção complexos e diversificados que incluem diferentes cultivos e criações. Tais características colocam os profissionais das ciências agrárias diante de grandes desafios para estabelecer diálogo efetivo e propositivo com os agricultores. A experiência prática é, portanto, fundamental para tarimbar o profissional em abordagens de trabalho que dêem conta do conjunto de variáveis existentes. O GEPAAF oferece a possibilidade dos alunos desenvolverem conhecimento prático assumindo a postura de interlocutor que colabora com o agricultor (em substituição à postura de especialista detentor do conhecimento).  
Os estudantes como protagonistas de sua formação - Além de contribuir com a complementação da formação dos futuros profissionais das ciências agrárias, o GEPAAF promove uma nova abordagem de aprendizagem. Trata-se de aprender fazendo. No quotidiano do trabalho junto aos agricultores, o futuro profissional é bombardeado por demandas que o colocam na necessidade de acessar o conhecimento necessário para dar conta delas. A partir ele se transforma em um pesquisador que vai buscar livros, contato com profissionais e fazer experimentos para responder as suas dúvidas. Nesse processo o estudante assume o papel de protagonista de sua formação.
Alunos, técnicos e professores interessados em colaborar com o GEPAAF são muito bem vindos. Para mais informações escreva para gepaaf.ufg@gmail.com.

Gabriel Medina
Professor da Universidade Federal de Goiás
Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos
Setor de Desenvolvimento Rural
Colaborador do GEPAAF

4 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa de todos.Muitos não acreditam no sucesso da agricultura familiar,mas ele é sim possível.Basta acreditar!

    ResponderExcluir
  2. Algo só é impossível até que alguém duvide e resolva provar o contrário. Acredito que o GEPAAF já é uma realidade viva dentro da UFG, de que realmente, podemos sim, ultrapassar as barreiras capitalistas e monopolizadoras do meio rural...
    Parabéns a todos vocês pela iniciativa brilhante... E tenho certeza que muitos frutos bons virão... Boa sorte e muita força na jornada...

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom!! Adorei o trabalho, legal d mais!!!

    ResponderExcluir
  4. Interessantíssimo!!!
    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir