Pesquisar este blog

Agricultura Orgânica

Mamão orgânico é 4 vezes mais valorizado
Sistema é tendência mundial e conta com 80% da produtividade em relação ao cultivo convencional

Kamila Pitombeira

08/02/2013
A ideia do cultivo orgânico, a princípio, assusta os produtores rurais. Isso acontece porque, muitos dele, acabam tendo que lidar com pragas e doenças, mesmo fazendo até 20 aplicações de produtos químicos na plantação. Muitos se perguntam, portanto, como seria viável produzir alimentos sem a utilização de produtos químicos e ainda lucrar. A produção de orgânicos é mais complexa e, a princípio, mais cara que a convencional. Por outro lado, o produto final é mais valorizado pelo mercado e, no caso do mamão, chega a custar 4 vezes mais, além de contar com até 80% da produtividade do convencional. Para Geraldo Antônio Ferreguetti, diretor executivo da Caliman Agrícola, é necessário que ocorra uma mudança de paradigma por parte dos produtores.
— É preciso conhecer os fundamentos tecnológicos que sustentam essa tecnologia. O produtor convencional utiliza produtos químicos regularmente e, mesmo assim, continua tendo problemas com doenças. Para ele entender a possibilidade de cultivar sem o uso de defensivos, ele precisa conhecer a base da ciência que sustenta tudo isso — afirma o diretor.
Ferreguetti defende a viabilidade das duas formas de cultivo, mas ressalta que o orgânico é uma tendência mundial

— A população está preocupada em relação ao uso de produtos químicos. Por isso, o mercado chega a pagar até 4 vezes mais por uma fruta orgânica — diz.
De acordo com ele, para produzir nesse sistema, primeiramente, o produtor precisa contratar um consultor. Depois disso, ele deve escolher a área, recompor toda a microbiota do solo, fazer áreas de quebra vento e contornos, além de recompor os elementos da paisagem florestal. Todo esse procedimento antes da implantação da lavoura, no caso do Papaya, pode levar até 4 anos.
— O principal trabalho é a recuperação do solo através de adubação verde com plantio de coquetel de leguminosas e uso de compostos orgânicos. Isso serve para recuperar a atividade microbiológica do solo. Depois de desenvolver todas essas atividades, existem alguns tipos de análises que permitem identificar se o solo está apto para receber o plantio orgânico — explica.
No primeiro momento, Ferreguetti afirma que o custo de produção do cultivo orgânico chega a ser 25% mais caro, em média. No entanto, esse valor diminui ao longo dos plantios. Ainda segundo o entrevistado, a produtividade do mamão orgânico está próxima à do cultivo convencional. Hoje, com a tecnologia e experiência existentes, é possível conseguir entre 70% e 80% da produtividade do mamão convencional no cultivo orgânico, ou seja, em torno de 65 toneladas por hectare.
— A fruta orgânica, hoje, é considerada de elite. Por isso, devemos aumentar a produtividade para transformá-la em uma fruta mais popular — conclui.
Reportagem exclusiva originalmente publicada em 22/11/2011

FONTE: PORTAL DIA DE CAMPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário