Pesquisar este blog

Políticas do MDA impulsionam produção agroecológica
MDA oferece vantagens aos agricultores familiares que usam o sistema de produção agroecológica ou orgânica

Estimular uma maior conscientização dos agricultores familiares e da população quanto aos riscos e problemas causados ao meio ambiente e à saúde humana pelo uso indiscriminado dos agrotóxicos. Esse é o objetivo do Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos, comemorado nesta sexta-feira (11). Empenhado na questão, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) executa diversas ações que ressaltam a importância de se produzir de forma orgânica.

De acordo com o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do MDA, Argileu Martins da Silva, o ministério incentiva a produção agroecológica com o fortalecimento das redes e organizações que atuam na agricultura familiar e no incremento à comercialização em supermercados. “Programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) incentivam essa produção pagando mais por esses alimentos livres de agrotóxicos”, afirma.
Argileu explica que, pelo PAA, o MDA oferece vantagens aos agricultores familiares que usam o sistema de produção agroecológica ou orgânica. O preço pago pelo produto orgânico é 30% maior do que o valor pago aos produtos convencionais.
Incentivos
Dentre os programas de incentivo específicos para a agricultura familiar orgânica ou agroecológica do MDA destacam-se o Pronaf Agroecologia e o Pronaf Sustentável. Chamadas de Ater específicas como a Sustentável também estão entre as ações do ministério voltadas ao apoio à produção de alimentos orgânicos.
Argileu anuncia que para abril, está prevista, ainda, a chamada de Ater agroecológica e orgânica, que vai beneficiar diretamente agricultores familiares que não utilizam pesticidas em sua produção. “Essa chamada vai beneficiar 50 mil estabelecimentos produtores de alimentos livres de aditivos químicos”, ressalta.

FONTE: Portal dia de campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário