Pesquisar este blog


Foragro definirá agenda de inovação para a agricultura familiar até 2030

Com o objetivo de promover a inovação, em especial destinada a pequenos agricultores, cerca de 250 pesquisadores participarão da VI Reunião Internacional do Fórum das Américas para Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (FORAGRO), entre os dias 21 e 23 de agosto de 2012, em Lima, no Peru. 

Está previsto para o encontro a definição de uma agenda de pesquisa e inovação para a agricultura familiar na América Latina e no Caribe até 2030, e ainda, a discussão de questões como a bioeconomia; parcerias para fortalecer a extensão da gestão do conhecimento; o papel das mulheres nos processos de desenvolvimento tecnológico, entre outros.

"Esta reunião coincide com o 70º aniversário do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), um período em que a agricultura tornou-se novamente uma prioridade em debates internacionais de desenvolvimento, devido à significativa contribuição que faz à segurança alimentar mundial e a urgência do setor em mitigar e adaptar-se às mudanças climáticas", disse Victor M. Villalobos, Diretor Geral do IICA.

IICA exerce o papel da Secretaria técnica do FORAGRO, que inclui as instituições nacionais de pesquisa agrícolas públicas e privadas, conselhos nacionais de ciência e tecnologia, universidades, organizações privadas e de grupos de jovens, associações de produtores, ONGs e fundações públicas e privadas que trabalham para desenvolver e promover a inovação tecnológica.

Em escala hemisférica, também fazem parte do Fórum os programas de cooperação das regiões norte, central, sul, Andina e Caribe, bem como FontagroInnovagroRelaser e os centros regionais GGIAR, por meio do CATIE, localizados nas Américas.

FORAGRO é organizado pelo IICA e pelo Instituto Nacional para a Inovação Agrária (INIA) do Peru. Nessa edição, o lema é Mais e melhores parcerias para a inovação na agricultura familiar da América Latina e do Caribe.

"A transferência de tecnologia para a agricultura familiar fortaleceria a segurança alimentar, permitindo que as pessoas tenham acesso a alimentos de maior qualidade", disse Roberto Gonzalez, Representante do IICA no Peru.

Por outro lado, Juan Arturo Flórez, Diretor do INIA e presidente do FORAGRO, disse que "ao se colocar a disposição dos pequenos produtores os progressos técnicos e científicos promove-se a inclusão social".

No dia 21 de agosto, o Diretor Geral do IICA falará na abertura sobre os principais desafios agro-alimentar da América Latina e no Caribe para as próximas décadas, dentre eles se destaca o uso mais eficiente dos recursos naturais, incluindo água e solo, e aumentar o investimento público e privado na agricultura.

Outros resultados esperados do encontro são a montagem de uma estratégia para fortalecer o INIA na América Latina e Caribe, assim como consensuar uma posição hemisférica frente à Segunda Conferência Mundial sobre Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento(GCARD2), previsto para acontecer em Punta del Este, Uruguai, em outubro de 2012.

Fórum Global de Pesquisa Agropecuária (GFAR), organizador do GCARD2 que pertence ao FORAGRO, busca orientar as pesquisas para que tenham um impacto direto sobre as pessoas e melhorem suas condições de vida.

FONTE: AGROSOFT Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário