Pesquisar este blog


Agricultores familiares já podem vender seus produtos pela internet

Em 2011, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançou uma ferramenta virtual que vai ajudar os agricultores familiares a impulsionar as vendas de seus produtos: aRede Brasil Rural. O portal de compra e venda da agricultura familiar na internet gera benefícios para produtores, empresas e consumidores, que podem adquirir direto da fonte uma infinidade de produtos. Quem vende, potencializa o negócio. Já quem compra, aproveita o preço reduzido e a diversidade do catálogo de ofertas.



Para utilizar o site da Rede Brasil Rural, os agricultores familiares devem cadastrar-se no portal por meio de suas cooperativas ou associações. Apenas pessoas jurídicas portadoras da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) podem ofertar os produtos no site Rede Brasil Rural.

Como acessar

O primeiro passo das cooperativas e associações para integrar a Rede é acessar o portal www.redebrasilrural.mda.gov.br e criar o cadastro da entidade. Para efetuar esse cadastro, é necessário inserir informações sobre o empreendimento como o perfil, o número da DAP Jurídica, endereço e detalhes dos produtos.

Para auxiliar os agricultores a utilizar a plataforma virtual, o MDArealizou oficinas de capacitação em diversos municípios de todo o Brasil. O ministério convidou cooperativas e entidades que já possuem a DAP Jurídica. Quem tiver interesse em participar das oficinas pode procurar as delegacias regionais do MDA para fazer o credenciamento- clique aqui para conferir os endereços das delegacias.

Para tirar dúvidas sobre como acessar a Rede há também o e-mail redebrasilrural@mda.gov.br.

Benefícios para os agricultores

"As vantagens de participar da Rede para o agricultor familiar são inúmeras, a começar pela oferta de insumos que aprimoram ainda mais a produção. O agricultor vai poder comprar por um preço menor e avaliar o mercado público e privado. A logística facilitada reforça a praticidade das transações. O portal é apoiado pelo BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social], que entra como mais um agente financiador, e também pelos Correios, que cuida das entregas", enfatiza o coordenador da Rede Brasil Rural no MDA, Marco Antônio Viana Leite.

Utilizando a Rede Brasil Rural, o agricultor também tem acesso aos editais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em todas as partes do Brasil. Este programa prevê que, no mínimo, 30% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação(FNDE) destinados à compra de alimentos para instituições de ensino sejam reservados à aquisição de produtos de agricultores familiares e suas organizações. Ou seja, as cooperativas terão mais facilidade para aumentar a participação nas vendas para merenda escolar.

Outro benefício é permitir uma compreensão melhor do mercado, já que os agricultores conhecem as ofertas e as demandas da concorrência, quem compra e por quanto, por exemplo. Mais uma vantagem do portal será a inserção de redes de supermercados. "OMDA visa incluir supermercadistas como compradores e vem desenvolvendo uma ferramenta que possibilita a compra de itens da agricultura familiar por meio de um espaço exclusivo para eles", detalha Marco Antônio.

Espaços para comercialização

O site tem locais distintos para comercialização. Na parte de e-commerce, qualquer consumidor pode adquirir os mais de 350 produtos cadastrados. Além de preços melhores, o cliente conhece a cartela diferenciada, como produtos orgânicos ou alimentos de base ecológica. No caso dos insumos e suprimentos, apenas as pessoas jurídicas da agricultura familiar têm acesso à compra.

Acompanhe e conheça as ações do MDA

Acompanhe a página do ministério na internet e saiba como as políticas públicas, programas e ações do ministério ajudam no fortalecimento da agricultura familiar. No final de maio, conheça os trabalhos que o MDA realiza para as mulheres rurais.

FONTE: agrosoft

Nenhum comentário:

Postar um comentário