UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS-UFG
GRUPO DE ENSINO, PESQUISA E
ASSISTÊNCIA À AGRICULTURA FAMILIAR
GEPAAF
Edital nº 1 / 2012
INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO
SELETIVO DE NOVOS MEMBROS DO GRUPO DE ENSINO, PESQUISA E ASSISTÊNCIA À
AGRICULTURA FAMILIAR.
1. DO
HISTÓRICO DO GEPAAF
A partir da iniciativa dos alunos da EA, em 2009 foi idealizado o
“Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência à Agricultura Familiar” (GEPAAF), com
a elaboração de estatuto e planos de trabalho semestrais. Todos os membros que
compõem o grupo já haviam tido contato com o segmento da agricultura familiar a
partir de visitas em assentamentos rurais e áreas de agricultura familiar
tradicional. Essa experiência fez surgir o ávido interesse na formação do grupo
que começou a trabalhar em campo com agricultores do município de Silvânia,
Goiás. Meses depois, o grupo passou a enfrentar dificuldades com a falta de
recursos financeiros e de infra-estrutura operacional.
No início de 2010, o grupo retomou suas atividades com o intuito
de se consolidar e, em longo prazo, incubar uma organização de técnicos capaz
de se posicionar como uma alternativa para a Assistência Técnica e Extensão
Rural (ATER) no Estado de Goiás. O GEPAAF almeja colaborar com uma ação
institucional capaz de consolidar estratégias de desenvolvimento rural
sustentável, instigando a geração de renda.
2. DO
TRABALHO DO GEPAAF
O trabalho do GEPAAF é fornecer assessoramento técnico para
agricultores familiares, atuar na afirmação desse segmento, realizar
experiências de gestão, liderança e organização enquanto grupo, e na construção
de projetos. Hoje o grupo atua em dois assentamentos. E é um dos apoiadores e
realizadores do projeto piloto de promoção do PNAE (Programa Nacional de
Alimentação Escolar) em Itaberaí-GO e em Cocalzinho-GO, projeto no qual envolve
agricultores familiares e o governo (Secretaria da Educação, Secretaria da
Agricultura, Vigilância Sanitária, Agrodefesa, CECANE e a Cooperativa de agricultores do município). E também somos
um dos organizadores da AgroCentroeste. Entre outras atividades.
2.1. Áreas
de atuação:
O GEPAAF trabalha atualmente com todo segmento agrícola,
abrangendo a agricultura, pecuária e a floresta. Atuando no trabalho com a
agricultura familiar, buscando auxiliar no desenvolvimento do setor agrícola, e
na formação dos estudantes. Oferecendo a este uma oportunidade de aplicação dos
conhecimentos teóricos e de desenvolvimento humano.
2.2. Reunião de
apresentação do Grupo
Será realizada na Quarta feira, dia 14 de março, às 13 horas, na
sala 18 (Prédio Central da EA) uma reunião com todos os interessados sobre o
grupo. O qual será apresentado nossas atividades atuais, organização interna,
formas de trabalho e ideologia. E será um espaço aberto para retirada de
dúvidas e esclarecimentos com relação ao edital. Todos que tiverem interesse
estão convidados.
3. DAS
VAGAS
Neste processo seletivo serão abertas 10
vagas para a entrada de novos membros. Sendo que os membros ingressantes irão
acompanhar inicialmente os membros antigos em suas atividades.
3.1. Explicações gerais sobre as vagas
As vagas disponíveis no grupo são para diferentes áreas, sendo as
principais: horticultura, gado de leite e fruticultura. Tendo muitas vezes
dentro de uma mesma propriedade várias atividades. No entanto é importante
frisar que não é requisito ter experiências nas áreas de atuação. E que
nenhumas das vagas abertas inicialmente terá acesso a bolsa ou a qualquer tipo
de auxilio.
Logo no inicio do estagio o aluno
ingressante terá um prazo de 15 dias para a elaboração de um plano de trabalho
dentro do grupo (o qual será oferecido o auxilio dos membros antigos para tal
tarefa). E todos os novos ingressantes no grupo
passarão por um período tido como probatório, o qual será
avaliado em todas as suas atividades dentro do grupo, tendo maiores explicações
no item oito (8).
4. DAS
INSCRIÇÕES
As inscrições serão feitas através de uma ficha de inscrição que
se encontra na Secretaria da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos (1°
sala do prédio novo, em frente à rotatória da escola). A ficha deve ser
preenchida e depositada no escaninho do grupo, o qual se encontra na mesma sala
onde estão presentes as fichas. O prazo para as inscrições é de 05 a 20 de
março de 2012.
5. DA SELEÇÃO
5.1. Primeira Etapa: Preenchimento do questionário
É necessário preencher o
questionário que será disponibilizado na secretaria do curso de Agronomia, e depositá-lo
no escaninho do grupo, na secretaria entre os dias 05 a 20 de março. O
questionário deve ser respondido com respostas pessoais e serão à base da
avaliação da 1º etapa.
5.1.1 Critérios de avaliação para a Primeira Etapa do processo
seletivo
Na primeira etapa do processo seletivo será avaliado o
questionário respondido pelo aluno, sendo levado em conta critérios como:
afinidade e ligação com a agricultura familiar, determinação, grau de
interesse, habilidade de comunicação escrita e perfil do candidato de acordo
com as necessidades do grupo. Sendo os questionários avaliados pelos membros já
efetivos do GEPAAF.
5.2. Segunda Etapa: Entrevista
Os candidatos selecionados
para a segunda etapa serão convocados para uma entrevista que será realizada em
uma data marcada posteriormente, que será enviada por email, e será divulgada
junto com o resultado da seleção. A entrevista será individual. E o corpo de
entrevistadores será de alunos membros do GEPAAF. O prazo para a divulgação da
lista de convocação será ate o dia 26 de março às 12 horas. E o resultado será
divulgado no blog do grupo, no mural da Escola de Agronomia e no mural do DPA.
5.2.1 Critérios de avaliação para a Segunda Etapa do processo
seletivo
Na segunda etapa do processo seletivo serão avaliados todos os
candidatos aprovados na 1° etapa, e os principais pontos de interesse nesta
avaliação dos são: Pró-atividade, facilidade de comunicação, interesse e
responsabilidade.
6. DO
RESULTADO
O resultado será divulgado dia 06.04, sexta feira, no mural do
prédio central, na porta da sala do GEPAAF, no mural do DPA e no nosso BLOG.
7. DO INICIO DO ESTÁGIO
Na semana seguinte, após a divulgação, os novos membros deverão
comparecer nas reuniões. Eles receberão o cronograma das atividades do GEPAAF,
nesta primeira reunião.
8. PERÍODO PROBATORIO
O período probatório é o período de avaliação dos candidatos
aprovados na 2° etapa do processo seletivo. E tem duração de três meses (Abril,
maio e junho). O qual durante esta etapa os ingressantes serão orientados e
avaliados. Será avaliado o perfil do membro dentro do grupo, a pró-atividade, a
participação e a responsabilidade do membro. Candidatos que forem aprovados nas
duas primeiras fases do processo seletivo, mas que não adequarem ao perfil do
grupo serão convidados a se retirar, sendo a eles oferecido o certificado de
participação no grupo, durante o período probatório.
9.
CRONOGRAMA
Calendário
|
|
05.03.12
- 20.03.12
|
Período
das inscrições.
|
14.03.12
|
Reunião
de apresentação do grupo
|
26.03.12
|
Resultado
da primeira etapa.
|
A
CONFIRMAR
|
Período
das entrevistas.
|
06.04.12
|
Resultado
do processo seletivo.
|
10.04.12
|
Início
do estágio
|
Para mais informações acesse o nosso
blog ou envie um e-mail
gepaaf . ufg @ gmail . com
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