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UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS-UFG

GRUPO DE ENSINO, PESQUISA E ASSISTÊNCIA À AGRICULTURA FAMILIAR
GEPAAF

Edital nº 1 / 2012

INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DE NOVOS MEMBROS DO GRUPO DE ENSINO, PESQUISA E ASSISTÊNCIA À AGRICULTURA FAMILIAR.


1.         DO HISTÓRICO DO GEPAAF

A partir da iniciativa dos alunos da EA, em 2009 foi idealizado o “Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência à Agricultura Familiar” (GEPAAF), com a elaboração de estatuto e planos de trabalho semestrais. Todos os membros que compõem o grupo já haviam tido contato com o segmento da agricultura familiar a partir de visitas em assentamentos rurais e áreas de agricultura familiar tradicional. Essa experiência fez surgir o ávido interesse na formação do grupo que começou a trabalhar em campo com agricultores do município de Silvânia, Goiás. Meses depois, o grupo passou a enfrentar dificuldades com a falta de recursos financeiros e de infra-estrutura operacional.
No início de 2010, o grupo retomou suas atividades com o intuito de se consolidar e, em longo prazo, incubar uma organização de técnicos capaz de se posicionar como uma alternativa para a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no Estado de Goiás. O GEPAAF almeja colaborar com uma ação institucional capaz de consolidar estratégias de desenvolvimento rural sustentável, instigando a geração de renda.

2.  DO TRABALHO DO GEPAAF

O trabalho do GEPAAF é fornecer assessoramento técnico para agricultores familiares, atuar na afirmação desse segmento, realizar experiências de gestão, liderança e organização enquanto grupo, e na construção de projetos. Hoje o grupo atua em dois assentamentos. E é um dos apoiadores e realizadores do projeto piloto de promoção do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) em Itaberaí-GO e em Cocalzinho-GO, projeto no qual envolve agricultores familiares e o governo (Secretaria da Educação, Secretaria da Agricultura, Vigilância Sanitária, Agrodefesa, CECANE e a Cooperativa  de agricultores do município). E também somos um dos organizadores da AgroCentroeste. Entre outras atividades.

2.1. Áreas de atuação:

O GEPAAF trabalha atualmente com todo segmento agrícola, abrangendo a agricultura, pecuária e a floresta. Atuando no trabalho com a agricultura familiar, buscando auxiliar no desenvolvimento do setor agrícola, e na formação dos estudantes. Oferecendo a este uma oportunidade de aplicação dos conhecimentos teóricos e de desenvolvimento humano.

2.2. Reunião de apresentação do Grupo 

Será realizada na Quarta feira, dia 14 de março, às 13 horas, na sala 18 (Prédio Central da EA) uma reunião com todos os interessados sobre o grupo. O qual será apresentado nossas atividades atuais, organização interna, formas de trabalho e ideologia. E será um espaço aberto para retirada de dúvidas e esclarecimentos com relação ao edital. Todos que tiverem interesse estão convidados.

3.  DAS VAGAS

Neste processo seletivo serão abertas 10 vagas para a entrada de novos membros. Sendo que os membros ingressantes irão acompanhar inicialmente os membros antigos em suas atividades.

3.1. Explicações gerais sobre as vagas

As vagas disponíveis no grupo são para diferentes áreas, sendo as principais: horticultura, gado de leite e fruticultura. Tendo muitas vezes dentro de uma mesma propriedade várias atividades. No entanto é importante frisar que não é requisito ter experiências nas áreas de atuação. E que nenhumas das vagas abertas inicialmente terá acesso a bolsa ou a qualquer tipo de auxilio.
Logo no inicio do estagio o aluno ingressante terá um prazo de 15 dias para a elaboração de um plano de trabalho dentro do grupo (o qual será oferecido o auxilio dos membros antigos para tal tarefa). E todos os novos ingressantes no grupo passarão por um período tido como probatório, o qual será avaliado em todas as suas atividades dentro do grupo, tendo maiores explicações no item oito (8).


4.  DAS INSCRIÇÕES

As inscrições serão feitas através de uma ficha de inscrição que se encontra na Secretaria da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos (1° sala do prédio novo, em frente à rotatória da escola). A ficha deve ser preenchida e depositada no escaninho do grupo, o qual se encontra na mesma sala onde estão presentes as fichas. O prazo para as inscrições é de 05 a 20 de março de 2012.


5.  DA SELEÇÃO

5.1. Primeira Etapa: Preenchimento do questionário

 É necessário preencher o questionário que será disponibilizado na secretaria do curso de Agronomia, e depositá-lo no escaninho do grupo, na secretaria entre os dias 05 a 20 de março. O questionário deve ser respondido com respostas pessoais e serão à base da avaliação da 1º etapa.

5.1.1 Critérios de avaliação para a Primeira Etapa do processo seletivo

Na primeira etapa do processo seletivo será avaliado o questionário respondido pelo aluno, sendo levado em conta critérios como: afinidade e ligação com a agricultura familiar, determinação, grau de interesse, habilidade de comunicação escrita e perfil do candidato de acordo com as necessidades do grupo. Sendo os questionários avaliados pelos membros já efetivos do GEPAAF.

5.2. Segunda Etapa: Entrevista

 Os candidatos selecionados para a segunda etapa serão convocados para uma entrevista que será realizada em uma data marcada posteriormente, que será enviada por email, e será divulgada junto com o resultado da seleção. A entrevista será individual. E o corpo de entrevistadores será de alunos membros do GEPAAF. O prazo para a divulgação da lista de convocação será ate o dia 26 de março às 12 horas. E o resultado será divulgado no blog do grupo, no mural da Escola de Agronomia e no mural do DPA.


5.2.1 Critérios de avaliação para a Segunda Etapa do processo seletivo

Na segunda etapa do processo seletivo serão avaliados todos os candidatos aprovados na 1° etapa, e os principais pontos de interesse nesta avaliação dos são: Pró-atividade, facilidade de comunicação, interesse e responsabilidade.


6.  DO RESULTADO

O resultado será divulgado dia 06.04, sexta feira, no mural do prédio central, na porta da sala do GEPAAF, no mural do DPA e no nosso BLOG.


7. DO INICIO DO ESTÁGIO

Na semana seguinte, após a divulgação, os novos membros deverão comparecer nas reuniões. Eles receberão o cronograma das atividades do GEPAAF, nesta primeira reunião.

8. PERÍODO PROBATORIO

 O período probatório é o período de avaliação dos candidatos aprovados na 2° etapa do processo seletivo. E tem duração de três meses (Abril, maio e junho). O qual durante esta etapa os ingressantes serão orientados e avaliados. Será avaliado o perfil do membro dentro do grupo, a pró-atividade, a participação e a responsabilidade do membro. Candidatos que forem aprovados nas duas primeiras fases do processo seletivo, mas que não adequarem ao perfil do grupo serão convidados a se retirar, sendo a eles oferecido o certificado de participação no grupo, durante o período probatório.

9. CRONOGRAMA

Calendário
05.03.12 - 20.03.12
Período das inscrições.
14.03.12
Reunião de apresentação do grupo
26.03.12
Resultado da primeira etapa.
A CONFIRMAR
Período das entrevistas.
06.04.12
Resultado do processo seletivo.
10.04.12
Início do estágio

Para mais informações acesse o nosso blog ou envie um e-mail
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